LÁ EM CIMA DAQUELE MORRO TEM UM PÉ DE MANACÁ

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O IMAGINÁRIO da INCLUSÃO na LITERATURA infanto juvenil


Seria muito triste se fôssemos contar todos os sofrimentos,toda a infelicidade que ele foi obrigado a enfrentar naquele inverno tão frio.Mas,um dia,o patinho estava deitado no pântano,no meio dos juncos,quando os raios de sol começaram a brilhar e as cotovias a cantar.Havia chegado a primavera.
Andersen,Hans Christian- O patinho feio


Muito se fala e se discute sobre a inclusão,mas quem,pelo menos uma vez,não já se sentiu excluído da sociedade?Apesar de ser um tema muito comentado,há muito a fazer para que ele aconteça realmente na prática educacional.
A Inclusão Social depende de mudanças na maneira de pensar e agir da sociedade.Só assim é possível possibilitar às pessoas com necessidades especiais a busca de seu desenvolvimento e o exercício da sua cidadania.Segundo Delval,o trabalho escolar,enquanto instituição escolar,deve ser baseado no tipo de cidadão que a sociedade deseja formar.Assim sendo um dos pré-requisitos para a Inclusão Educacional é,principalmente,preparar a escola,o educador e o educando para receberem os alunos com necessidades especiais.
A proposta de uma oficina literária que aborde a questão da Inclusão Escolar visa incentivar os alunos a respeitarem e reconhecerem as potencialidades e necessidades individuais.
A incursão em textos literários infanto-juvenis representativos do imaginário de inclusão social não significa limitar o potencial simbólico das obras a um sentido restrito,já que isto significaria um estreitamento da leitura em detrimento de sua utilização com intenções meramente didáticas ou moralizantes.Assim,sem prescindir dos aspectos lúdico,maravilhoso e encantatório,a literatura vai além de sua primordial função estética - consolidada na obra como objeto de prazer e de entretenimento - , revelando-se como formadora de uma consciência crítica e ampliadora da visão de mundo do leitor.
Entre outras obras podemos citar:Flicts,de Ziraldo;O amigo do Rei, de Ruth Rocha;Menina bonita do laço de fita,de Ana Maria Machado;Pinote,o fracote e Janjão o fortão,de Fernanda Lopes de Almeida;Joana banana,de Cristina Porto;e Três velhinhas tão velhinhas,de Roseana Murray.

Através da vivência lúdica,brincante,criativa,mágica,quanta coisa séria,racional,lógica filosófica se aprende de forma espontânea,integrando-se naturalmente à nossa personalidade.Tudo isso pode acontecer quando lemos ou escutamos uma história,ou quando nos deleitamos com a poesia em quaisquer de suas formas de expressão.

Espero ter contribuído,através destas sugestões,para que professores possam utilizar as maravilhosas possibilidades da literatura e assim fazer o meu papel de grande incentivadora da leitura.Aqui na BRINKI-BOOK nosso lema é assim:LER RESOLVE.

(referências:Revista Construir:Liliane Maria Jamir e Silva,Janaína S Darós julho-agosto 2006)

3 comentários:

  1. O tema foi de tamanha utilidade,principalmente para aqueles que têm na familia pessoas com necessidades especiais.
    Vanglorio-me de ter trabalhado em uma escola inclusiva,onde no contato com crianças com essas necessidades,pude também crescer como ser humano.
    O seu blog está um show!!!Parabéns!!
    Betzy...

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, seu blog estar muito bom, é uma fonte de pesquisa muito importante p/ meu tema de monografia, referente a inclusão do "Soldadinho de chumbo", se vc tiver alguma referencia e algumas dicas te agradeço.bjjjjj..
    angelica.farias@yahoo.com.br, meu email

    ResponderExcluir
  3. Saracura e Morceguinho:A BRINKI-BOOK é uma locadora de livros e um centro de estudo dirigido,por isso atendo crianças com alguns tanstornos(como TDAH,por exemplo).Faço muitos estudos e pesquisas sobre temas relacionados com a aprendizagem,procurando melhorar minhas aulas e me instrumentalizar para ajudar essas crianças.Aproveito muito a literatura como objeto facilitador e sensibilizador,já que sou apaixonada por livros e histórias.Estarei postando textos sobre este tema,porém não entendi direito o que você esta precisando.Obrigada pela visita.Volte sempre.

    ResponderExcluir