
Este é um um texto muito bom que está no blog da Beth(betzyapoderosa.blogspot.com/)
¨O ESTUDO DA GRAMÁTICA NÃO FAZ POETAS.O ESTUDO DA HARMONIA NÃO FAZ COMPOSITORES.O ESTUDO DA PSICOLOGIA NÃO FAZ PESSOAS EQUILIBRADAS.O ESTUDO DAS ¨CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO¨ NÃO FAZ EDUCADORES.EDUCADORES NÃO PODEM SER PRODUZIDOS.EDUCADORES NASCEM.¨
(Rubens Alves)
Sempre me perguntam, nos encontros com os professores ou na BRINKI-BOOK ,como devemos classificar as leituras:por idade ou por categorias?Durante as minhas pesquisas,estudos e experiências com oficinas de leitura pude observar e concordar com o parecer da Casa da Leitura(Fundação Calouste Gulbenkian-Lisboa ,Portugal) de que atendendo ao fato de o desenvolvimento das competências leitoras ser diferente de criança para criança,e portanto a idade não ser indicador do nível de leitura, procura-se através de uma seleção de categorias apresentar diferentes perfis de desenvolvimento da relação dos leitores com os livros,funcionando como indicação para os mediadores e incentivo para o progresso das crianças.
Essas categorias podem assim ser divididas em:Pré-leitores,Leitores iniciais,Leitores medianos,Leitores autônomos.
- PRÉ-LEITORES: crianças em fases distintas de aproximação à leitura,que podem usufruir do livro através das imagens e da repetida recriação de leituras.
- LEITORES INICIAIS: crianças com pouca experiência de leitura,que precisam da presença afetiva do mediador,quer para ajudar na leitura e compreensão,como para associarem leitura ao prazer.
- LEITORES MEDIANOS: crianças ou jovens que conseguem ler e compreender voluntariamente e sem dificuldades,textos de extensão e complexidade adequadas à faixa etária e escolar em que se encontram.
- LEITORES AUTÔNOMOS: crianças ou jovens que conseguem ler e compreender voluntariamente e sem dificuldades,qualquer tipo de texto e sobre ele emitir um juízo crítico.
Cabe aos formadores de leitores(pais,professores,orientadores)fazer o papel de mediador pois a presença de um adulto leitor na formação leitora de uma criança sempre faz o diferencial.Incentiva,orienta,esclarece ,facilita a compreensão,motiva .Faça a sua parte.Até.
Fico feliz por vc!!!!ADOREI seu blog!!!
ResponderExcluirSem falar que eu adoro net!!!!
Nasci educadora,fui educadora,sou educadora ,saí do cognitivo e parti para educar na vida.
ResponderExcluirEducador é aquele que educa de acordo com os seus conhecimentos,já o educador da vida educa pela sua experiência de vida.
Procuro passar a minha experiência de vida àqueles que tem sede de aprender.
BETZY...
sonia, este seu blog está lindo, emocionante. e o seu jardim interno é qualquer coisa de lindo. parabéns!
ResponderExcluir